segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO DE ITAPAJÉ POR ENVOLVIMENTO NO ESCÂNDALO DAS AMBULÂNCIAS

Batista Braga - Ex prefieto de Itapajé

A Justiça Federal condenou, na semana passada, o ex-deputado federal Francisco Almeida de Lima (ex-PL, CE) e o ex-prefeito de Itapajé (CE) João Batista Braga por improbidade administrativa por causa de irregularidades em licitações para compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares.
                                                       
Segundo o Ministério Público Federal, os dois faziam parte da "máfia das sanguessugas" um grupo que desviava dinheiro público destinado à compra de ambulâncias em diversos municípios do Brasil. No Ceará, Francisco Almeida de Lima foi acusado de intermediar a celebração dos contratos ilegais pelas empresas indicadas e prefeituras. O esquema foi revelado em 2006.
Segundo a acusação, os dois condenados teriam manipulado e direcionado os resultados de licitações do convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Itapajé.
O ex-deputado Almeida já havia sido condenado por receber propina por participar do esquema no município de Ibiapina.
A Justiça determinou que cada um pague o ressarcimento aos danos patrimoniais no valor R$ 21.995,74 e multa no valor de R$ 20 mil, além da a suspensão de direitos políticos e proibição firmar contratos públicos por oito anos para o ex-deputado e cinco anos para o ex-prefeito.
Os réus ainda podem entrar com recurso contra a decisão judicial. Em suas defesas à Justiça, o ex-deputado diz que não há provas que tenha recebido propina, enquanto o ex-prefeito nega que tenha cometido irregularidades.

Fonte: Folha de SP

0 comentários:

Postar um comentário